sábado, 3 de outubro de 2015

***** A CRIANÇA E A ARTE *****

Resultado de imagem para a criança e a arte
Resultado de imagem para a criança e a arte

"Para que as crianças 
possam criar suas produções, 
é preciso que o professor 
ofereça oportunidades" 






















"O desenvolvimento da imaginação 
criadora, da expressão, 
da sensibilidade e das capacidades 
estéticas das crianças 
poderão ocorrer no fazer artístico, assim 
como no contato com a
 produção de arte (...) O desenvolvimento da 
capacidade artística e criativa deve estar apoiado, também, na 
prática reflexiva das crianças ao aprender, que articula a ação, 
a percepção, a sensibilidade, a cognição e a imaginação."

M i r ó 



            Joan Miró Nasceu em barcelona 
no ano de 1893 e faleceu em 1983, 
para muitos  artista surrealista
 entretanto ele fazia uso da linha
 como se fosse um desenho de  
criança, sua paleta de cores 
chamava a  atenção principalmente
 pelo uso da cor    amarela, azul e 
vermelha, nos últimos anos  de 
seu trabalho fez uso da cor
 preta e cinza.




















FONTE: http://proedneide.blogspot.com.br/2012/04/miro-e-linha.html


Atividades de Artes Tarsila do Amaral na Educação infantil

fonte:http://ceiterezaaugsburger.blogspot.com.br/2012/09/releitura-das-obras-de-tarsila-do-amaral.html

tarsila-amaral-obras
Estamos falando de Tarsila do Amaral, que você verá algumas obras, biografia e ideias de atividades para educação infantil a seguir.
Com as crianças, uma das atividades mais realizadas e procuradas, quando falamos de artistas e pintores, são as releituras de suas obras, que você pode ver algumas ideias bem bacanas à seguir.

Obras de Tarsila do Amaral

Algumas obras de Tarsila são definitivamente marcantes e você pode escolher trabalhar todas elas ou somente uma, conforme a sua programação e seu projeto escolar.

Abaporu

Na E.M. Azevedo Sodré, Rio de Janeiro, a obra da artista foi trabalhada na comemoração da Semana de Arte Moderna, e a ideias foi simples mas criativa, fazer um grande painel como cenário da obra e convidar os pequenos para uma grande sessão de fotos.
tarsila-amaral-obras-abaporutarsila-amaral-obras-abaporu1
Com as fotos prontas, você também pode fazer algumas lembrancinhas para as crianças, como essas cestinhas feitas provavelmente com caixinhas de leite vazias (só temos as fotos, não sabemos como elas foram feitas)
tarsila-amaral-obras-abaporu-lembrancinha1tarsila-amaral-obras-abaporu-lembrancinha

O Vendedor de Frutas

tarsila do amaral - o vendedor de frutas
Misturar foto e arte também foi a ideia principal na releitura de uma das obras mais famosas de Tarsila do Amaral na E.M.E.I. Vereadora Ana Maria Mesquita. Com criatividade e um pouco de habilidade manual, as crianças “entraram” no quadro, com a ajuda das professoras responsáveis.
Você também pode fazer um painel como uma releitura da obra da pintora ou até o barco de forma que as crianças possam entrar e interagir.

O Ovo

tarsila-amaral-o-ovo
Outra obra de grande sucesso e também trabalhada nos projetos educativos com as crianças quando conhecem a vida e a obra da Tarsila do Amaral é a obra O Ovo.
A E.M.E.I. Mundo Encantado, a releitura da obra foi feita de uma maneira muito interessante, usando um ovo de verdade na composição a atividade de artes das crianças.
tarsila-amaral-o-ovo-releitura1tarsila-amaral-o-ovo-releituraOutras obras de Tarsila do Amaral
  • Operários
  • Chapéu Azul
  • A Cuca

painel-tarsila-do-amaral1painel-tarsila-do-amaral

Biografia de Tarsila do Amaral

A história de Tarsila já é muito diferente de outras artistas somente pelo fato dela ser mulher. Em sua época, havia pouco espaço para as mulheres nas artes, política e trabalhando em áreas maioritariamente masculinas.
Seu interesse pela arte foi demonstrado desde jovem, indo estudar em Barcelona na Espanha e em Paris, na França, retornando ao Brasil em 1922, onde participou da Semana de Arte Moderna de 1922.
Sua arte na década de 20 buscou retratar cenas brasileiras, mas com inspiração européia, conhecido como movimentos Pau-Brasil e Antropofágico.
Esta é apenas uma biografia resumida da Tarsila do Amaral, na internet você vai encontrar dezenas de textos falando sobre sua vida e obra, e o texto acima é apenas uma pequena referência. No projeto abaixo, você encontra uma biografia muito mais completa da artista e pintora.

Tarsila do Amaral para imprimir e colorir

As atividades prontas para imprimir e colorir com a temática das obras da Tarsila do Amaral também são muito úteis caso você queira realizar uma atividade mais rápida ou dependendo de como você quer trabalhar com as crianças, como por exemplo atividades de artes com colagens, elas são muito úteis.
Estamos mostrando apenas algumas das obras da Tarsila para colorir pois existem diversas obras e você mesma pode pesquisar e encontrar cada obra dela na internet por sua própria conta.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

image
Oi gente, vamos impressionar nossas crianças da alfabetização com um pouquinho de mágica?

Você vai precisar:
– folhas de papel A4;
– vela;
– guache (cor mais escura)
– pincel;
– pote com água;
– pano para limpeza;
– jornal para forrar as mesas.
Procedimento:
Previamente, sem que as crianças vejam, escreva com a vela uma palavra em uma folha de papel. Isso mesmo, escreva com a vela. A princípio não dará para ver o que está escrito (isto fará parte da mágica!). Prepare uma folha para cada criança.
Após a organização das mesas para trabalhar com pintura entregue para cada criança uma das folhas. Elas deverão pintar com guache toda a folha. Assim a palavra irá aparecer. Já estou até vendo aqueles olhinhos curiosos brilhando ao ver a palavra surgir! 
De preferência faça palavras diferentes. Assim aumenta a curiosidade e o desafio! Utilizar palavras de uma parlenda é tudo de bom!!! Após, dá até para concluir montando um painel com a parlenda.
Observações importantes:
1- Passe no mínimo duas vezes a vela em cada letra (faça um teste antes de utilizar com as crianças).
2- Faça um pequeno “x” no canto superior da folha para sinalizar o lado que deve ser pintado.
3- A criança deverá espalhar bem a tinta para aparecer a palavra. Veja a imagem!
4- Claro que com o reflexo da luz corremos o risco do segredo ser descoberto. Por isso não fale para as crianças que tem algo escrito. Apenas diga para pintar a folha e observar o que acontece. Se alguma delas disser o que você escreveu antes de pintar diga apenas: “Então vamos pintar para conferir se você acertou?”
Beijão bem grandão e sucesso na atividade!